GEOFAR. Services

Centros de Saúde

Ligue 918 120 717

Os "Cantinhos da Amamentação" são uma iniciativa, coordenada pela Direcção Geral de Saúde, que se tem estendido a muitos centros de saúde a nível nacional e que visa a articulação das unidades de cuidados de saúde primários com o hospital respectivo.

A GEOFAR instala os "Cantinhos da Amamentação", de forma a criar uma rede de cuidados de proximidade, que disponibilize espaços próprios e adequados, pensados para mães e bebés. A grande pertinência é ser capaz de fazer aconselhamento às pessoas que precisam e voluntariamente se dirigem ao Cantinho da Amamentação em busca de respostas.

Os cantinhos da amamentação são espaços específicos e privilegiados de atendimento a mães lactantes, assegurado por profissionais, devidamente acreditados como Conselheiros de Aleitamento Materno, proporcionando um apoio fundamental às puérperas e aos casais inexperientes em termos do sucesso do aleitamento materno, para reduzir a percentagem de abandono da amamentação.

Estes profissionais de saúde estarão disponíveis para, entre outras acções, promover e auxiliar a amamentação, esclarecer dúvidas, prevenir potenciais problemas decorrentes da amamentação, bem como detectar e cuidar os problemas já estabelecidos. Para além disso, as mães podem ainda, sempre que estiverem no Centro de Saúde, dirigir-se àquele espaço para amamentar tranquilamente a sua criança, extrair e armazenar o seu leite, mesmo quando não está com o seu filho, e partilhar a sua experiência com outras mães.

Cantinhos de Amamentação

Amamentar - Para um começo de vida natural e saudável